Course

Pesquisa

Category : Sem categoria


Reviews :  

Period : 40 horas (4 horas por 10 dias)


Instructor : Empresária Empresária

Course Status: Course Price: 2160,00

Pesquisa – Componente Central e Indispensável à Promoção da Saúde Pública em Domicílio

Esse curso de aperfeiçoamento, para Empresas e Indivíduos, em Domicílio com Certificado, visa identificação do método científico como instrumento e aplicar os pressupostos filosóficos e técnicos na realização de projetos em promoção da saúde.

Carga Horária: 40 horas (4 horas por 10 dias)

Área de cobertura*: Rio de Janeiro

Pré-requisitos: Graduados ou graduandos em qualquer área da saúde.

Requisitos do Local: Sala com um computador e um aparelho multimídia (Datashow).

Materiais incluídos: Textos de apoio.

* Para outras áreas, os custos de alimentação, hospedagem, viagens e transporte local são de responsabilidade do Cliente.

 

APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO GERAL DO CURSO

Geralmente se diz que muitas doenças e milhares de mortes poderiam ser evitados “simplesmente” pela aplicação dos conhecimentos e ferramentas que já existem. O tipo de pesquisa requer, no entanto, capacidade de pesquisa quantitativa e qualitativa para engajar-se em uma variedade de métodos de pesquisa, incluindo pesquisas que investiguem a natureza e a extensão dos problemas de saúde subjacentes e suas causas etiológicas (inclusive determinantes existentes dentro e fora do setor saúde).

A abordagem visa o estudo do conceito de metodologia de projetos, como forma de aproximação ao conhecimento da realidade e da produção de conhecimento, discutindo suas técnicas, o domínio da pesquisa bibliográfica, particularmente no uso de biblioteca e a formulação objetiva de Projetos Assistenciais e de Pesquisa para elaboração relatórios e artigos em promoção da saúde.

 

Público-alvo

Profissionais da área de saúde.

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral

  • Atualizar, treinar e qualificar profissionais de saúde para compreenderem a criação do conhecimento como um processo.

 

Objetivo Específico

  • Examinar a relevância e a capacidade de transferência do conhecimento e das ferramentas desenvolvidas em qualquer lugar;
  • Realizar experimentos com adaptações às condições e contextos locais;
  • Monitorar e avaliar a efetividade das intervenções e o seu grau de sucesso;
  • Explorar os obstáculos sociais, econômicos, nacionais e internacionais ao fechamento do espaço entre “o saber e o fazer” e tentar encontrar soluções.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PARTE I: O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

TEXTO DE APOIO: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento?/Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde – 1. ed. rev. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 73 p. : il.

PARTE II: EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PRÁTICA DOCENTE

TEXTO DE APOIO: Fontana, R. T. O processo de educação em saúde para além do hegemônico na prática docente. Contexto & Educação. Editora Unijuí, Ano 33, nº 106, Set./Dez. 2018.

 

Imprima o Certificado de Participação!

 

Course Materials

Textos de apoio.


Leave Your Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12345

×